sábado, 25 de outubro de 2008

Levantamento Olímpico: Lauri Blair


O paulistano Lauri Blair era um judoca promissor aos 21 anos. Foi quando começou a levantar peso nos treinos. A rotina de movimentos com os halteres agradou tanto que o fez trocar de esporte. E o levantamento de peso, que era uma atividade complementar, tornou-se profissão quando os resultados começaram a aparecer. Atual recordista brasileiro, com 202kg .

Ele tem 1,85 m e 120 kg. É o recordista brasileiro do levantamento de peso. Lauri Blair é o único pesista da história nacional a levantar mais de 200 kg. Seu recorde: 202 kg. Antes de 2006, a única pessoa que chegou perto dos 200 kg foi seu atual técnico, Edmilson Dantas – 197,5 kg em 1998.

Principal atleta do levantamento de peso brasileiro, Lauri Blair tem a seu lado, diariamente, a inspiração de que precisa para conquistar uma medalha no Pan-Americano.O seu treinador é Edmilson Dantas (http://www.geocities.com/eddima_2000/ ) , principal atleta do levantamento de peso do país nos Jogos. Dono de cinco medalhas pan-americanas e com três participações em Olimpíadas, o técnico arranca elogios de seu principal pupilo.

Certa vez ao ser questionado sobre a possibilidade de treinar em alto nível no Brasil, Lauri não titubeou. "Dá para treinar em alto nível sim, até porque o meu treinador é o Edmilson Dantas, que foi para três Olimpíadas e tem cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos", disse o pupilo.

Mas, pelo menos no que diz respeito a recordes, o aluno já superou o professor. Em 2006, Blair foi o primeiro brasileiro a levantar mais de 200 kg ,é o atual recordista do país com 202 kg. Antes dele, só Dantas havia se aproximado da marca, quando levantou 198,5 kg, em 1998.

Nome completo:Lauri Henriksen Blair

Data e local de nascimento:16/07/1977 em São Paulo (SP)

Peso/Altura:120 kg / 1,85 m

Residência:Rio de Janeiro (RJ)

Categoria: Adulto Mais de 105 kg

Técnico atual: Edmilson Dantas

Títulos conquistados: Medalha de Prata Jogos Sulamericano 2006, medalha de Bronze Jogos Sulamericanos 2002, campeão Paulista e Brasileiro recordista Paulista e Brasileiro, detentor do maior peso levantando no pais, 200 kG de arremesso.

Vídeo com Lauri:
http://www.youtube.com/watch?v=yZYHuoSQncI

Lauri Blair treina no Esporte Clube Pinheiros (ECP) um dos clubes que mais incentivam os esportes em geral no Brasil,(a página do ECP, http://www.ecp.org.br/esp_modalidades.asp ), e o maior centro de Levantamento Olímpico do país.

Esporte Clube Pinheiros

Vídeo : Levantamento Olímpico do ECP:
http://www.youtube.com/watch?v=q3WYb5f6uiA&feature=related

Carlos Mota

Nenhum comentário: