quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Terra de Arranque


O levantamento terra com pegada de arranque,ou simplesmente terra de arranque é com certeza um dos melhores e mais completos exercícios que uma pessoa pode praticar.

Todos já conhecem as qualidades do Levantamento Terra tradicional ,seja para ganho de força,de massa, de condicionamento atlético e de funcionalidade.O Terra de Arranque soma a tudo isso a maior amplitude.

Percebam que ao pegar a barra na posição de arranque,com as mãos numa largura bem maior que no tradicional,a pessoa é forçada a "buscar" a barra,se abaixando mais e consequentemente aumentado a amplitude articular.

O terra de arranque é também um ótimo exercício para Powerlifters que tem dificuldade na saída do movimento do terra,pois ajuda muito na fase baixa do movimento,após um perído de treino coma utilização do Tera de Arranque o levantador sentirá que a barra" ficou mais leve ",digamos assim.


Inseri alguns vídeos para facilitar o entendimento:



Pequena Demonstração:



De Levantador olímpico:


Concêntrico:


Com pegada invertida:


On Block(sobre o bloco)


Treino Completo: Imperdível



PS. Para quem quer aumentar ainda mais a amplitude do movimento,pode executar o movimento on block,sobre o bloco(caixa,step),como visto nos dois vídeos acima,então o movimento será radicalmente ampliado,eu particularmente pratico dessa maneira,os joelhos encostando no peito. Uma dica:Deixar o quadril baixo no início do movimento,pois se levantá-lo excessivamente o movimento passa a ser um Stiff.


Bons treinos a todos
Carlos Mota

Nenhum comentário: