domingo, 23 de novembro de 2008

Como fazer seu próprio Sandbag

O Sandbag(saco de areia) é uma ferramenta muito útil nos treinos de várias modalidades esportivas, ressaltando que não é exatamente o saco de areia do boxe ou Kickboxing para treino de punch, aquele para treinar socos e chutes a que as pessoas estão mais acostumadas.
Falo de um modelo diferente, muito usado para treinos de Wrestling , Grappling, Submission, MMA e também utilizado em treinos de força, inclusive Strogman. Nele há uma certa facilidade na pegada, é mais flexível, exatamente por isso é muito usado nas artes marciais de chão e finalizações. Geralmente seu material externo se compõe de pano reforçado ou lona , podendo ter alças ou não.
O Sandbag é um equipamento ótimo para treinos de força, equlíbrio, core etc...,vejam a seguir alguns treinos com Sandbag e suas utilidades:

Treino de força para MMA:


Treino de levantamentos para lutas:


ótima sequência em duas partes com vários exercícios com Sandbag:
Part 1:


Part 2:


Circuito:


Levantamento Simples sobre o ombro:


Outro ótimo circuito:


Clean and press(arremesso):
http://www.youtube.com/watch?v=5Ix_xK_zQSE&feature=related

Supino:
http://www.youtube.com/watch?v=vvdQWw4lxpE&feature=related

Overhead Squat:
http://www.youtube.com/watch?v=jeNZEOLxxFo&feature=related

Agachamento:
http://www.youtube.com/watch?v=tOW652u_n20&feature=related

Existem muitos outros exercícios e rotinas em que pode ser utilizado o Sandbag, é só procurar: Sandbag training, sandbag workout, sandbag conditioning etc...

Construção:
Para quem ficou interessado nesse tipo de treinamento há uma boa notícia, o equipmento é fácil de ser feito em casa, seguem dois vídeos explicativos de como construir o saco de areia , de modo que ele fique resistente:



outro exemplo:


Segue um link em texto com o passo a passo da construção,muito bom mesmo:
http://www.rosstraining.com/sandbagconstructionkit.pdf
São só algumas sugestões, com criatividade você pode fazer da sua maneira,por exemplo com sacos de grãos(aqueles usados em portos,na estiva), ou com sacos de guardar lonas que podem ser encontrados em armazéns e transportadoras, ou em último caso com o próprio saco de boxe um pouco "esvaziado".

Carlos Mota

Nenhum comentário: