domingo, 25 de janeiro de 2009

Técnicas de Supino: Incrementando o Bloqueio


Apresento um vídeo desenvolvido pela ótima equipe do DieselCrew, nele é mostrado uma forma de melhorar o "lockout" ou bloqueio no supino(ver penúltimo artigo ).

A técnica apresentada no vídeo consiste em realizar o supino com halteres com um elástico desempenhando uma função: A de realizar uma força de junção dos braços, de maneira que o atleta deverá se opor a essa força, separando os braços e recrutando a musculatura antagonista do movimento, dorsais, rombóide, posterior de ombro, que são grupos musculares que tem um papel preponderante no bloqueio, tanto no desempenho quanto na proteção de lesões, pois a contração dessa musculatura ajuda a proteger toda região subjacente e mantém a adução escapular, importantíssima nessa fase do movimento, mas não só, pois a adução deve ser mantida durante toda a amplitude.

Segundo o próprio vídeo indica, as bandas garantirão o envolvimento dos dorsais na fase excêntrica e concêntrica do movimento, além de ajudar a “espalhar” a barra, incrementando assim a fase de bloqueio.

Para que vocês visualizem melhor,a adução corresponde à retração dos ombros durante o movimento, como que tentando juntar as escápulas, mais rudemente eu posso dizer que é “travar ombro para trás e para dentro” ou “encaixar o ombro”. Na fase final do movimento essa retração se torna mecanicamente mais difícil e é importante ter essa musculatura forte e bem treinada.

Muitos atletas no afã de conseguir resultados e seguindo sem restrições o princípio da especificidade, terminam por somente dar prioridade aos músculos agonistas(notadamente peitoral,deltóide anterior e tríceps) e acabam por criar um desequilíbrio com o seu antagonista. Quando a cadeia antagônica está fraca, contrai prematuramente para frear o agonista, é uma medida involuntária de proteção do corpo, que termina por resultar na redução de desempenho do atleta pela retração também involuntária do movimento, prejudicando o desempenho, o que o atleta não quer. Antagonistas mais fortes são menos propensos a este mecanismo de auto proteção.

Vamos ao vídeo:



Observação importante: Manter sempre a banda esticada e sob tensão, sob pena do não aproveitamento dos princípios supracitados.


ps.Fiz uma experiência com esse exercício e percebi que pode ocorrer um plus para os atletas também na questão neural. Realmente causa grande confusão neural(e isso é bom) o fato de você ter que realizar o movimento de empurrar e ao mesmo tempo forçar o afastamento dos braços, quando o natural seria a convergência dos mesmos, claro que isso se baseia em mecanismos empíricos meus e princípios práticos e dedutivos, mas de qualquer maneira é muito interessante.

Carlos Mota

Aos Atletas do Brasil


Divulgo aqui uma grande iniciativa de apoio aos atletas e ao desporto nacional, é o site Atletas do Brasil . Bela iniciativa do prof. Beto Cardoso.

O texto a seguir é um convite do próprio site a todos nós e recebe o meu aval:

O Portal, está sendo desenvolvido para TODOS os
atletas e esportistas profissionais ou não,famosos ou não,
e profissionais da área.
Fazemos um jornalismo diferente onde o atleta brasileiro e
o Brasil esportivo, estão sempre em 1º plano.
Pedimos a todos que queiram contribuir para melhorar o
rendimento dos nossos atletas brasileiros, na intenção de elevar o nível e
melhorar a qualidade de vida, que também enviem seus artigos para o nosso banco
de dados, podendo também enviar notícias e o calendário esportivo e competições
individuais, para ser incluído em nosso Calendário Nacional de Eventos Esportivos.
*
NOTÍCIAS
1 Texto
2 Fotos ou vídeos (se houver)
3 Dados do Autor da Notícia ou a fonte de onde foi extraída.
*
CALENDÁRIO ESPORTIVOS
1 Dados da federação ou confederação ou de quem está promovendo as competições.
2 Calendário de Competições e Eventos, incluindo Palestras e Cursos relacionados ao esporte.
3 Cartazes
*
QUANTOS ATLETAS BONS O BRASIL TEM E NINGUÉM SABE,
ATLETA MANDE VOCÊ MESMO A SUA NOTÍCIA!!
NÃO ESPERE QUE FAÇAM ISSO POR VOCÊ.

*
SE VOCÊ TEM UMA BOA CARREIRA NO ESPORTE, CONTE
PRA GENTE, E NÓS CONTAMOS ELA PARA O BRASIL

*
Todo material deve ser direcionado para:
vocenoatletas@atletasdobrasil.com
*
É muito difícil um atleta brasileiro ter um bom patrocínio, e levando em consideração
que 99% de nossos atletas competem com recursos próprios, podemos então avaliar
que a qualidade de vida e rendimento esportivo, ficaram pra trás.
A colaboração de vocês é muito importante mesmo!
Conto com o auxílio de vocês e acompanhem todos os dias pelo
Portal http://www.atletasdobrasil.com/ o desenvolvimento dos Atletas Brasileiros.
Um forte abraço a todos.
Beto Cardoso
*
Participe, acesse, divulgue, anuncie:
e seja bem vindo.


Carlos Mota

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Técnicas de Supino Competitivo com Kleber Caramello


Vídeo, ou melhor, vídeo-Aula com o professor Kleber Caramello, de Brasília, que é um grande incentivador do Powerlfting brasileiro, especialista em supino e um dos maiores conhecedores da escola Metal Militia no país, orientando e ajudando muitos atletas a superarem suas marcas dividindo o seu conhecimento. Ainda é dono do site http://supino.com.br/supino.html e da marca HADES, camisas de força para supino.
Nesse vídeo Caramello, que figura no Top 10 do supino brasileiro( 272,5Kg ) , demonstra a utilização de Boards no treino de supino, e finaliza com técnicas na Power hack, Power cage ou gaiola, como queiram.



Em outros artigos discorrerei melhor sobre essas técnicas, mas basicamente o uso de boards serve para que o atleta , ao utilizar cargas supra-máximas, quebre a barreira mental que o restringe à carga de costume, atribuindo uma maior confiança ao atleta ao lidar com essas cargas, treinando também as variáveis de sustentação e encaixe do peso. Além , é claro do ganho de força naquela micro-amplitude de movimento

O treino na Power Cage tem a função de treinar o lock-out, ou bloqueio , que é o final do movimento em que os braços estão estendidos, bem como também a sustentação da carga.
As barras de segurança da gaiola dão confiança ao atleta ao trabalhar com cargas elevadas, além de escolher a amplitude que quer impor ao movimento.

Vocês também podem observar o professor e atleta Caramello utilizando a técnica da “Ponte”, mas porquê utilizá-la?
No Supino competitivo os atletas fazem de tudo para que a barra percorra a menor distância possível, por isso se utiliza a ponte, que é o arqueamento das costas, em que o atleta fica apenas com a parte superior das costas( trapézio) e os glúteos(apoiados ou só encostados, a depender das regras) em contato com o banco, com isso a barra percorre uma menor distância até bater no corpo do atleta e oferece uma alavanca mais favorável.

Outra técnica utilizada pelo Caramello no vídeo é o “ Arco ” (arco da barra, não do atleta, não confundir com a ponte), em que o atleta não desce a barra diretamente ao peito, de forma perpendicular ao plano horizontal, mas na verdade a barra faz literalmente um arco e vai tocar abaixo do osso externo, o objetivo é, novamente, diminuir a distância percorrida pela barra e também envolver mais o tríceps no movimento com os cotovelos voltados um pouco mais para dentro, pois no Powerlifting o objetivo do Supino não é isolar o peitoral ou qualquer outro músculo, o objetivo é procurar alavancas mais favoráveis que possibilitem aumentar as cargas.

No vídeo a seguir podemos ver o atleta Gilberto Silva, que tem a maior marca do supino nacional com 320 Kg , utilizar algumas dessas técnicas na obtenção dessa marca e utilizando a camida de força Hades:



O Gilberto merecerá um artigo a parte no blog, pois é certo que ainda esse ano atingirá a marca de 330 Kg .

Carlos Mota

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Bandas Elásticas, respostas aos leitores: Levantamento Terra e Abdominais

Resolvi fazer uma prestação de contas em relação às perguntas sobre o post relativo ao Treino com bandas elásticas, recebi perguntas no blog e através de Emails com dúvidas sobre o treino, exercícios, fixação e etc..., respondi de bom grado diretamente aos leitores, mas pincei algumas dúvidas sobre a fixação no levantamento terra e outra sobre abdominais para esclarecer ao público em geral:

Levantamento Terra: Fixação

Percebi uma dificuldade em relação a como fixar as bandas na execução do levantamento terra, bem como uma rejeição em relação à plataforma de ferro, por ser dispendiosa(não como as pessoas imaginam), difícil de transportar( pelo peso) e pelo fato da quase totalidade das academias não possuirem a plataforma nem deixarem os alunos guardá-las para seus treinos.
Vejam um vídeo com a famigerada plataforma:
http://br.youtube.com/watch?v=5DIQosc1Nw8
Vou dar algumas opções, umas dispensando a plataforma de ferro, outras a substituindo ou adaptando-a.

A primeira opção que dou é a mais simples, fixar abaixo dos próprios pés:


Usar toda a extensão da banda( demanda mais espaço ):


Utilizar plataforma de madeira, opção muito barata e leve:

Obs: Não utilizar madeira de compensado ou folhadas, dificultando assim a fixação do gancho.


Versão com plataforma de madeira de outro modelo e menor:


Mini plataforma de ferro:


Utilizando halteres e step, a função do step é manter os halteres separados, fixos:



Acho que isso esgota as dúvidas em relação ao levantamento terra, com criatividade vocês podem adaptar os modos de fixação às suas condições individuais.

Houve uma dúvida em relação aos abdominais, mas isso já foi muito bem respondido pelo blog CENTRALFITNESS no artigo: "Abdomen que você quer sem usar pesos" , que inclusive discorreu também sobre demais exercícios para Core, leiam! Mas aqui eu deixo um vídeo:




Qualquer dúvida:
esportesdeforca@gmail.com


Carlos Mota

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Vídeos de Treinos, Powerlifting: Kellen Larissa


Nessa sessão um vídeo-treino de uma grande promessa do powerlifting nacional: Kellen Larissa Souza de apenas 15 anos* se preparando para o campeonato paulista do ano passado(2008).




O resultado foi esse, 170KG no paulista:


*Ressaltei a idade pois o Powerlifting é um esporte em que a maturidade não é de maneira alguma precoce, o que engrandece a marca da atleta, e possui um caráter bastante longevo em relação a outros esportes, o atleta tem uma vida competitiva útil dilatada, de maneira que a Kellen ainda vai evoluir muito tanto em relação à força muscular quanto em relação ao auto conhecimento corporal ( nas técnicas, adaptações e aprendizagem neurais e sistemas de treino).
Enfim, já é uma realidade , mas promete muito mais.

Obs: Kellen tem um grande inspiração e incentivo em casa, e me faz desconfiar que o esporte está no sangue, quer saber porquê? Veja :
http://motastrengthsports.blogspot.com/2008/10/srie-atletas-brasileiros-parte.html


Carlos Mota

Novas Regras POWERLIFTING - IPF 2009

A IPF promoveu pequenas mudanças nas regras para 2009. As mudanças são ressaltadas em vermelho nos textos .

Inglês:
http://www.powerlifting-ipf.com/fileadmin/data/Technical_Rules/IPF_rulebook_01_2009.pdf

Espanhol(FESUPO):
http://www.powerlifting.com.ar/index2.htm