terça-feira, 30 de setembro de 2008

Série: Atletas Brasileiros

Com esse artigo iniciamos uma série que vai procurar mostrar a um público mais amplo os atletas que praticam e se destacam no Powerlifting Brasileiro.

O powerlifting no Brasil é muita vezes considerado um esporte "undergroud",periférico, e por vários motivos:

1-Não atrai grande público;

2-Não movimenta grande capital;

3-Não atrai patrocinadores;

4-Há grande dificuldade na aquisição de material para treinos no Brasil,me referindo a material pessoal(ex:faixas,bandas,camisa e macaquinho de força e em algum lugares até o pó de magnésio) e a equipamentos(chamemos de máquinas) nas academias. Para maiores informações sobre essa dificuldade na montagem de uma estrutura básica para treinos acesse esse ótimo artigo do site portal do ferro:
http://www.portaldoferro.com/artlevbas1.htm
Vale ressaltar que a dificuldade de aquisição supracitada se dá tanto financeiramente quanto em ter acesso físico propriamente dito aos materiais,muitas vezes há de se recorrer às importações,estando sujeito a grande burocracia aduaneira do nosso país.

Todos esses pontos refletem a minha opinião(e de muitos outros) sobre a dificuldade do nosso esporte, mas cabe a mim ressaltar um outro ponto que é muito esquecido por quem se debruça sobre o problema e que me levou a escrever esse artigo: O fator humano.

Quando se fala em futebol,você se lembra de quê: Do Emirates Stadium?, o estádio de um bilhão de reais do poderoso Manchester United? Não!! Vêm a sua cabeça, Pelé,Garrincha, Romário etc.. Quando o craque do seu clube avança em desabalada carreira da intermediária defensiva e marca um gol,você lembra dos equipamentos de última geração oferecido pelo clube? Ou dos patrocinadores que bancaram o novo centro de treinamento?? De novo a resposta é não! Mas você não esquece do nome do referido craque do seu time. Esse raciocínio se estende para todos(todos mesmo) os esportes:Falo basquete,você lembra Michael "Air "Jordan;Falo Fórmula 1,vem a cabeça Ayrton Senna,Shumacher,e não um novo e mirabolante equipamento aerodinâmico de 1 milhão de dólares.

Todos esses argumentos serviram para chegarmos a uma conclusão: O esporte é feito de pessoas, por pessoas e para pessoas. Se em um esporte há grande pessoas,grandes atletas,esse será um grande esporte,uma modalidade esportiva evolui através dos seus ídolos,estes são um norte direcional para as novas gerações,primeiro se quer ser igual a eles "quando crescer", depois superá-los,e em seguida começa um novo ciclo.

Dessa minha forma de pensar veio a idéia de a partir de hoje a tirar o véu que cobre o nosso esporte que o condena ao anonimato e mostrar às pessoas os atletas que se sobressaem apesar de quaisquer dificuldades.Os critérios adotados para a escolha desses atletas são resultados?Claro,mas não só isso,pesam também a abnegação pelo esporte, pioneirismo, colaboração para seu crescimento, companheirismo. Isso torna essa lista uma lista pessoal, é verdade,mas isso não quer dizer que não ouvi outras pessoas para formular essa série,as opiniões foram bem vindas,mas a palavra final me coube e qualquer ausência injusta ou presença inadequada são de minha inteira responsabilidade.

Por último,destaco que a ordem dos atletas não implica de nenhuma maneira em superioridade hierárquica ou de importância, é aleatória e muitas vezes decorrente da facilidade ou não de se encontrar material disponível sobre os atletas,é difícil, mas espero sanar parte dessas dificuldades,conseguindo isto já estarei bem satisfeito. Em breve publicarei o primeiro artigo.

Carlos Mota

Nenhum comentário: