domingo, 21 de setembro de 2008

Conhecendo o esporte Levantamento de Peso Olímpico

por Edmílson Dantas e João Coutinho
O Levantamento de Peso Olímpico (“olimpic wheightlifting”) talvez seja o esporte de força menos conhecido pelo público. Frequentemente confundido com o Levantamento Básico (“powerlifting”) ou com o popular Fisiculturismo (“bodybuilding”) , o LPO é uma das modalidades mais antigas do quadro olímpico, tendo sua participação iniciada nos Jogos de 1890!
O objetivo do LPO é levantar a maior quantidade de peso acima da cabeça em dois movimentos: o arranco (“snatch”) e o arremesso (“clean and jerk”) . Para cada movimento o atleta dispõe de três tentativas, podendo aumentar o peso da barra à medida que sua tentativa é válida. É declarado campeão o atleta que levantar a maior quantidade de peso somando-se a melhor tentativa do arranco com a do arremesso.
No primeiro movimento da competição, o arranco, a barra é levantada em um único movimento do solo até acima da cabeça (Ver Videos)*.



O segundo movimento, o arremesso, é dividido em duas fases. Na primeira fase, conhecida como 1o. tempo ("clean"), a barra é erguida do solo até os ombros em um único movimento . A partir daí se inicia a segunda fase, o 2o. tempo ("jerk"), onde o atleta num movimento explosivo “joga” a barra do ombro até acima da cabeça, utilizando-se da técnica da “tesoura” (afastamento antero-posterior dos pés). Obs:Alguns atletas mais baixos não utilizam o movimento de tesoura**



Treinamento Competitivo O treinamento competitivo do LPO está fundamentado em três princípios do treinamento:
1) especificidade;
2) sobrecarga
3) variabilidade.
Para atingir estes objetivos, o LPO desenvolveu o método da periodização , difundida mais tarde para as demais modalidades esportivas. Para cada fase do treinamento, o levantador olímpico altera o tipo, o volume e a intensidade dos exercícios de treinamento, que no LPO são divididos em :

- Técnicos: arranco, arremesso e suas variações.

- Especiais: agachamentos , puxadas , terra (força específica)

- Auxiliares: musculação, saltos, tiros (força geral)

Neste esporte o sucesso depende da capacidade do atleta de combinar força, força-rápida (ou potência) e técnica apurada. Em virtude dessas qualidades que o levantador de peso desenvolve, o LPO tem sido utilizado como parte do treinamento de força de outras modalidades esportivas – no atletismo, basquete, tênis e beisebol . Este aspecto será melhor discutido em um próximo artigo.
Edmílson Dantas , técnico de LPO do EC Pinheiros

Treino de LPO


*Os vídeos foram selecionados e inseridos pelo autor do blog
**Obs. do autor do blog
Ver artigo original do Edmílson Dantas e do João Coutinho em:
http://www.treinamentoesportivo.com/artigosTE.com/LPO001.html
Ótimo site

2 comentários:

Abraão Roberto Fonseca disse...

Muito claro e suficientemente técnico pra um nível iniciante. Li outros textos que se diziam para iniciantes e não foram, de longe, tão claros quanto este. Parabéns!

Anônimo disse...

Ótimo blog! Excelente! Informações muito úteis! Parabéns pelo trabalho feito! :) Você não pensa em voltar com o blog?... :)