domingo, 28 de setembro de 2008

Entendendo a Periodização:Gráficos


Quadro exemplificativo da relação mensal "Intensidade VS Volume" ao longo da preparação para uma competição desportiva:

Esta relação é respeitada não só no planejamento do treino para competições de powerlifting, como no planeamento do treino na glabalidade de todos os outros desportos. O Culturismo é, ao que se sabe, a única excepção a este meio de apurar a forma competitiva. Embora sempre tenha havido um ou outro culturista que se prepara respeitando a progressão do gráfico, o facto é que a maioria fez precisamente o contrário do que o quadro refere.

Como evolui a nossa forma física? R: "Atacando" sempre com o treino no ponto mais alto da supercompensação

A linha verde representa a evolução que pretendemos para a nossa condição física. Após o treino (1), a nossa condição cai drasticamente; após um período de descanso (2) há uma supercompensação (3) da energia gasta durante o treino. Em consequência disso, a nossa condição física alcança um patamar superior ao inicial. É precisamente no ponto mais alto da supercompensação que se deve procurar "atacar" novamente com um treino. A precisão para não deixar passar esse timing ideal, nem antecipá-lo, é uma das condicionantes de maior peso na determinação do acesso ao êxito desportivo.


O seguinte gráfico ilustra o que acontece quando antecipamos o período de supercompensação por completo, submetendo-nos a novo treino antes sequer do organismo ter atingido a condição que tinha antes do treino anterior:

Resultado: Overtraining

Mais um gráfico explicativo: O momento ideal para executar novo treino coincide com o ponto mais alto da curva:



Fonte: http://www.powerlifting-pt.com/

Nenhum comentário: