sábado, 20 de setembro de 2008

Ginásios Hardcore - Uma Coisa do Passado?

Outro artigo bem antigo que circula na Net, não poderia deixar de postá-lo aqui.

Ginásios Hardcore - Uma Coisa do Passado?
por Tim Wescott

Eu tenho que dizer algo sobre o triste estado das coisas na maioria dos ginásios de hoje, e eu sei que eu ofenderei algumas pessoas, mas....... tá mal!! Ver os ginásios de hoje e a quem participa deles me deixa triste, vagando ao redor e à toa, passando de máquina bonitinha em máquina bonitinha, procurando por algo que a maioria deles nem sabe como encontrar. Eu estou falando sobre aprender a alcançar resultados, com seus esforços indiferentes e escassos. A maioria das pessoas nos ginásios de hoje não têm a menor idéia do por que elas estão lá, ou o que eles estão tentando realizar.
Seguramente, Mary poderia querer perder um pouco de peso, mas normalmente ela não têm sequer uma pista sobre como fazer isso. Eu sei que isto pode soar severo para alguns, mas voltando ao passado, os novatos no ginásio aprendiam muito mais com os fisiculturistas, levantadores e basistas mais experientes, do que o que está acontecendo nos dias de hoje na maioria dos ginásios. Isso é uma vergonha, porque estas pessoas deveriam ser usadas como inspiração, e observá-los treinar poderia beneficiar muitas pessoas. Ao ponto em que isto lhes dá uma pista sobre qual nível de intensidade é necessário para obter resultados concretos em seus treinamentos.
Os ginásios das décadas de 70 e de 80 eram ginásios de verdade, e não bonitos e moderninhos "Fitness Centers" tentando se fazer passar por ginásios. As pessoas treinavam juntas perseguindo suas metas, e instruído um ao outro. Os ginásios de hoje, e eu uso esse termo com ressalvas, estão muito interessados no dinheiro de seus clientes, e pouco se importam com seus progressos, ou a falta disso, conforme normalmente é o caso. Há muitas pessoas que não têm metas claras, e não sabem nada sobre treinamento, embora hajam "personal trainers" na maioria dos ginásios. A parte triste é que muitos dos personal trainers sabem muito pouco até mesmo para sí mesmos, e a maioria parece não conseguir melhorar nem mesmo os próprios corpos. Se você for treinar pessoas, pelo menos pareça-se com alguém que treina. Eu chamo estes de personais de araque de " contadores de repetição profissionais", pois isso é a única coisa que eles fazem certo quando treinam seus clientes.
Outra coisa que eu acho ridículo hoje são artigos sobre novos e passageiros sistemas de fitness da moda. Bolas suíças, Rubber bands, medicine balls, e paredes cheias de aparelhos de TV. Tudo isso é lixo que deveria permanecer longe dos ginásios sérios.
Você realmente acredita que fazer flexões abdominais apoiado sobre uma grande bola azul é alguma coisa melhor do que fazê-los sobre o solo ou sobre um banco? Você poderia responder que os músculos estabilizadores serão melhor recrutados com as bolas suíças .
Músculos estabilizadores também entram no jogo ao se agachar como um animal para 20 repetições, com pesos pesados, mas provavelmente você não suportaria fazer isso. Talvez eu seja um pouco "fora de moda", mas me coloque em um ginásio cheio de animais suados treinando com dureza, que tem fome de crescer, e que obtêm progressos dia após dia. Hoje se você levantar qualquer coisa remotamente pesada, ou produzir qualquer leve grunhido enquanto completa uma repetição difícil, alguém vem lhe pedir para que reduza o barulho. Nem mesmo pense em passar carbonato de magnésio em suas mãos, você poderá sujar o piso limpinho. Para que estas pessoas pensam que o aspirador de pó foi inventado?
Eu treinei em 4 ginásios hardcore, em diferentes épocas, ao longo dos anos, e estes eram lugares onde você progredia, e as outras pessoas no ginásio estavam genuinamente preocupadas sobre você fazer tal progresso, não para impedi-lo disso, tudo para a melhoria do camarada que está treinando. Se você não suasse sangue você seria considerado um vacilão.
Tristemente, está tornando-se progressivamente mais difícil encontrar um bom e velho ginásio cheirando a suor onde são exigidos resultados. Hoje eu vejo as pessoas vindo todos os dias ao ginásio, religiosamente, só para conversar as mesmas coisas, circular pelo local e sempre usar os mesmos pesos, normalmente uma placa de algum aparelho, por meses e meses, agarradas aos seus telefones celulares, e outras práticas que não tem nada a ver com permanecer concentrado em seu treinamento.
Estas mesmas pessoas desejam saber por que elas não fazem progresso.
Pergunte a um típico freqüentador de um ginásio de hoje, o por que dele ou dela fazerem um exercício em particular, e para qual parte do corpo aquele exercício serve, e eles olharão para você como se você estivesse lhes dando voz de assalto. Eu penso que se você vai treinar, então pelo menos você deveria ter uma compreensão básica dos exercícios, e as partes corporais que eles trabalham. Quem sabe, suar um pouco de vez em quando pode ser produtivo.
Realmente estão se perdendo os ginásios da " velha escola " e os animais que os habitavam. Pode ser que você veja este discurso com descaso, mas eu não. Treine Duro!!!!
Eu obviamente espero que este artigo seja lido com uma saudável dose de sarcasmo, porém, eu espero que isso abrisse os olhos das pessoas ao fato de que eles devem fazer perguntas no ginásio – não enquanto alguém está treinando, é claro – e fizessem alguma pesquisa antes de iniciar em seus programas de treinamento.
Aprenda sobre o que você está fazendo, e você obterá os resultados.

Artigo retirado da Net.
__________________

Nenhum comentário: